segunda-feira, 9 de maio de 2016

Resenha: Depois de Você - Jojo Moyes


Depois do triste final do livro Como Eu Era Antes de Você, Louisa Clark tenta seguir em frente e superar a ausência de Will. Agora ela mora em Londres, tem um novo emprego - é atendente em um bar do aeroporto -, e um chefe que não para de reclamar e exigir cada vez mais dos funcionários. A vida de Lou, agora, se resume a isso...

Lou ainda pensa em Will e não percebe que está em depressão. Ela sofre um acidente, e para completar, do nada, Lily, uma garota de 16 anos bate à sua porta fazendo uma revelação que, de certo modo, vai mudar completamente a vida dela. Nossa, quando a menina falou quem era, fiquei chocada, era a última coisa que tinha passado na minha cabeça. :O

Com essa bomba, Lou tenta se reaproximar da família de Will e também da sua própria. Porém é mais difícil do que ela imaginava... E Lily ainda vai lhe causar vários problemas.

Depois de algumas desavenças, as duas criam um laço de amizade e Lou percebe que essa menina rebelde precisa mesmo da sua ajuda, e, por isso, recusa uma ótima proposta de emprego.

Lou também conhece Sam, um paramédico, a quem ela começa a se sentir atraída, e até se envolve com ele. Para ela, é só uma diversão, mas ainda não superou a falta que Will faz e se sente culpada, mesmo não entendendo exatamente seus sentimentos por Sam.

Então esse é o problema de estar envolvida num acontecimento catastrófico e transformador. A gente acha que só vai ter que lidar com o acontecimento catastrófico e transformador, que inclui flashbacks, noites em claro, repassar toda hora os fatos na cabeça, se perguntando se fez o certo, se disse o que deveria, se poderia ter mudado as coisas caso tivesse agido de forma um pouco diferente."

Fiz a mesma pergunta que a maioria dos fãs do primeiro livro fizeram ao começar a ler Depois de Você: "E agora? Como será este livro sem Will?" Ele realmente faz falta no livro, mas como a história de Lou estava meio inacabada em Como Eu Era Antes de Você, eu gostei, porque mostra como ela luta dia após dia contra a ausência de Will, até passa a frequentar o Grupo Seguindo em Frente, um grupo de ajuda para pessoas que perderam alguém muito próximo, a pedido de seus pais, mesmo não gostando. Louisa começa a ter contato com os pais de Will, que também, é claro, tiveram suas vidas mudadas depois da perda do filho. 

Em alguns momentos senti raiva da Lily, por causa das coisas que ela faz Lou passar, mas depois, ao conhecê-la melhor, vi que, na verdade, ela só precisava de alguém que a ajudasse, e passei a gostar mais dela. A mãe de Lily não dá muita importância ao que a filha sente, ao que precisa, só se preocupa com si mesma, e por isso, Lou acaba sendo a única pessoa à quem a garota recorre.

Enfim... Este livro maravilhoso nos ensina, de várias maneiras, como vencer a perda de uma pessoa próxima, e mostra que mesmo ela não estando mais conosco, estará sempre presente, de alguma forma. Está super indicado! 

E vocês já leram este livro? O que acharam?

Muita gente vai atrás da própria felicidade sem pensar no estrago que deixa para trás."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger